“Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).

“O Batismo é de maneira especial o sacramento da fé, uma vez que é a entrada sacramental na vida de fé. O Batismo faz-nos membros do Corpo de Cristo e incorpora à Igreja. O Batismo constitui o nascimento para a vida nova em Cristo. Segundo a vontade do Senhor, ele é necessário para a salvação, como a própria Igreja, na qual o Batismo introduz ( cf. Catecismo da Igreja Católica, nn. 1236. 1267. 1277).”

BATISMO DE CRIANÇAS, menores de 6 anos

Orientações úteis:
  1. O Batismo para crianças da comunidade é realizado, normalmente, no 4º sábado do mês, às 10h.
    • 24 de fevereiro (4º. Sábado, 10 h)
    • 28 de abril (4º sábado, 10 h)
    • 26 de maio (4º sábado, 10 h)
    • 23 de junho (4º sábado, 10 h)
    • 28 de julho (4º sábado, 10 h)
    • 25 de agosto (4º sábado, 10 h)
    • 22 de setembro (4º sábado, 10 h)
    • 27 de outubro (4º sábado, 10 h)
    • 24 de novembro (4º sábado, 10 h)
    • 22 de dezembro (3º sábado, 10 h)
  2. Agendamento do batizado:
    • Para fazer a reserva da data do batismo, os pais e/ou responsáveis da criança deverão procurar a secretária no inicio do mês que será agendado o batismo, com os documentos para fazer a inscrição.
  3. A preparação para pais e padrinhos:
    • Os pais e/ou responsáveis que queiram batizar seus filhos nesta Paróquia deverão realizar sua preparação de batismo nesta Paróquia, juntamente com os padrinhos da criança.
    • Pais e/ou responsáveis que vão batizar os filhos em outra Paróquia podem realizar sua preparação nesta Paróquia. Será fornecido um certificado de participação. ( Inscrição pelo site: www.igrejaconsolacaocorreia.com.br/cadastro
    • o Datas de preparação (normalmente ao 3º terceiro sábado):( 9h30m até 11h30m)
      • 17 de fevereiro
      • 14 de abril
      • 19 de maio
      • 16 de junho
      • 21 de julho
      • 18 de agosto
      • 15 de setembro
      • 20 de outubro
      • 17 de novembro
      • 15 de dezembro
    • Pedimos que nesse dia venham apenas pais e/ou responsáveis e respectivos padrinhos
  4. Padrinhos e madrinhas: devem ser maiores de 18 anos, batizados e crismados.
  5. Os pais podem escolher uma madrinha ou padrinho de consagração para segurar a criança na hora da consagração a Nossa Senhora.
  6. No dia do batizado a criança deverá estar de roupa branca ou clara. Trazer uma toalhinha branca.
    Fornecemos a vela e o Certificado de Batismo.
Documentos necessários para a inscrição:
  • Fotocópia de comprovante de endereço em nome dos pais (água, luz ou telefone).
  • Fotocópia de Certidão de Nascimento da Criança
  • Nome completo dos padrinhos e madrinhas
Horário de atendimento da secretaria:

segunda-feira: 14 às 17h30
terça a sexta: 9 às 12h e 13 às 17h.
sábado: 9 às 12 h.

BATISMO DE JOVENS, ADULTOS e CRIANÇAS acima de seis anos

1. A Arquidiocese de Belo Horizonte orienta que as crianças que já tenham completado 6 anos sejam batizadas por ocasião da preparação para a catequese de Primeira Eucaristia. É uma ocasião privilegiada, pois a criança poderá participar com consciência da beleza do processo de preparação para a Iniciação Cristã.
  2. Jovens e Adultos: receberão uma formação especial, normalmente no momento de preparação para a Crisma
  3. Jovens e Adultos que queiram se batizar deverão marcar uma entrevista com o Pároco.